Publico abaixo o manifesto dos docentes da UNIFESP em relação aos últimos acontecimentos de intransigência e violência ocorridos do compus de Guarulhos. Infelizmente não devemos supor que se trata de uma ocorrência localizada. É preciso repudiar com veemência esse tipo de comportamento incompatível com a vida universitária.
Guarulhos, 18 de junho de 2012.
Manifesto de professores da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
UNIFESP (Campus Guarulhos)
Desde o início do primeiro semestre letivo de 2012 os alunos da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), da Unifesp Campus Guarulhos, estão paralisados. O movimento dos estudantes, iniciado em março, tinha como objetivo reivindicar resoluções de problemas de infraestrutura do campus. Vários professores, a própria Direção Acadêmica, assim como a Reitoria, já manifestaram publicamente consciência dos problemas, e afirmam que os mesmos são de diversos níveis e demandam tempos diferentes de resolução. Há problemas que podem ser resolvidos em curto prazo; outros - como a construção de um prédio definitivo - fatalmente levarão mais tempo. Desta maneira, o movimento dos estudantes teve início num clima de diálogo entre todas as instâncias. Do início até o atual momento, presenciamos a radicalização extrema deste processo, com um pequeno grupo de alunos dominando, por meio de agressões verbais e físicas, as assembleias de discentes, além de utilizarem métodos de coação com os próprios colegas. As agressões passaram a atingir também os professores que, inicialmente, tentavam dar aulas; logo os ataques aos docentes proliferaram, ocorrendo de forma gratuita. Primeiro, houve a ocupação da Diretoria Acadêmica por parte de um grupo de alunos, mesmo sem representar a opinião da maioria. Na sequência, eles ocuparam quase todas as dependências do campus, inviabilizando o acesso dos docentes às suas salas e escaninhos, onde a correspondência institucional é depositada. Várias vezes em que os docentes, de diferentes cursos, tentaram entrar nas dependências do campus, foram insultados verbalmente e ameaçados fisicamente pelo grupo de alunos que se manifesta de forma agressiva. Este processo culminou nos episódios lamentáveis de 14 de junho de 2012. Depois da ocupação ter sido desmobilizada pacificamente na semana anterior, por um processo de reintegração de posse, o campus, que estava sendo reformado, foi atacado por esse grupo de alunos. Eles cometeram atos de vandalismo após realizarem uma assembleia. Atacaram o campus quebrando os vidros das portas, jogando pedras, pichando paredes, destruindo móveis. A polícia militar teve que ser acionada para proteger a integridade física de docentes e funcionários, bem como o patrimônio público. Os docentes e funcionários que lá estavam ficaram impedidos de sair e alguns chegaram a entrar debaixo das mesas para se protegerem. A imprensa pouco ou nada tem noticiado a respeito da situação vivida pelos professores e pessoal técnico-administrativo. Por meio deste manifesto, nós, docentes da EFLCH abaixo-assinados, queremos externar publicamente e da forma mais ampla possível o nosso protesto:
- contra os atos de intimidação e vandalismo de um pequeno número de pessoas que pretende ser considerado aluno enquanto agride verbal e fisicamente seus docentes;
- pela institucionalidade e governo vigentes no campus;
- pelas condições de segurança no uso do nosso espaço de trabalho;
- por fim, por nossa dignidade profissional.
Subscrevemo-nos:
1. Alexandre de Oliveira Ferreira - Departamento de Filosofia
2. Alexandre Pianelli Godoy - Departamento de História
3. Ana Lúcia Lana Nemi - Departamento de História
4. Ana Maria Hoffmann – Departamento de História da Arte
5. André Medina Carone – Departamento de Filosofia
6. Andréa Slemian - Departamento de História
7. Antonio Sergio Carvalho Rosa – Departamento de Ciências Sociais
8. Antonio Simplício de Almeida Neto - Departamento de História
9. Arlenice Almeida – Departamento de Filosofia
10. Carlos Augusto Machado - Departamento de História
11. Cecília Cintra Cavaleiro de Macedo – Departamento de Filosofia
12. Claudemir Roque Tossato - Departamento de Filosofia
13. Claudia Plens - Departamento de História
14. Daniel Revah – Departamento de Pedagogia
15. Eduardo Kickhofel – Departamento de Filosofia
16. Eduino José de Macedo Orione – Departamento de Letras
17. Fabiana Schleumer – Departamento de História
18. Fabiano Fernandes – Departamento de História
19. Fábio Franzini – Departamento de História
20. Francine F. Weiss Ricieri – Departamento de Letras
21. Gabriela Nunes Ferreira – Departamento de Ciências Sociais
22. Henry Burnett – Departamento de Filosofia
23. Ivo da Silva Júnior – Departamento de Filosofia
24. Jaime Rodrigues – Departamento de História
25. Jamil Ibrahim Iskandar – Departamento de Filosofia
26. Julio Moracen – Departamento de História
27. Juliana Peixoto – Departamento de Filosofia
28. Karen Macknow Lisboa - Departamento de História
29. Ligia Fonseca Ferreira – Departamento de Letras
30. Lilian Santiago- Departamento de Filosofia
31. Lucilia Siqueira – Departamento de História
32. Márcia Eckert Miranda - Departamento de História
33. Maria Fernanda Lombardi Fernandes – Departamento de Ciências Sociais
34. Mariana Villaça – Departamento de História
35. Márcia Romero – Departamento de Pedagogia
36. Maria Luiza Ferreira de Oliveira - Departamento de História
37. Maria Rita de Almeida Toledo – Departamento de História
38. Odair da Cruz Paiva - Departamento de História
39. Olgária Chain Feres Matos – Departamento de Filosofia
40. Patrícia Teixeira dos Santos - Departamento de História
41. Paulo Fernando Tadeu Ferreira - Departamento de Filosofia
42. Pedro Santos – Departamento de Filosofia
43. Plínio Junqueira Smith - Departamento de Filosofia
44. Rafael Ruiz Gonzalez - Departamento de História
45. Rita Paiva – Departamento de Filosofia
46. Rossana Alves Baptista Pinheiro - Departamento de História
47. Samira Adel Osman - Departamento de História
48. Stella Maris Scatena Franco - Departamento de História
49. Tatiana Savoia Landini – Departamento de Ciências Sociais
50. Wilma Peres Costa - Departamento de História
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