sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ferramentas virtuais e seus usos: Fórum

Podemos considerar que o Fórum representa a base da tutoria a distância e do próprio aprendizado colaborativo. Como ferramenta básica, ele envolve a postagem de observações e reflexões a partir de um tópico inicial, que pode ser um texto ou mesmo uma questão. As postagens feitas pelos participantes do fórum, que se dividem entre alunos e tutor(es), são datadas e ficam disponíveis para serem comentadas sempre durante certo período de tempo. As dificuldades envolvidas no uso dessa ferramenta dizem respeito, sobretudo, à qualidade da mediação exercida pelo(s) tutor(es) e à necessidade de o aluno responsabilizar-se, diretamente, pelo processo de aprendizagem. Se, por um lado, o tutor deve acompanhar e valorizar as postagens e os comentários dos alunos, estimulando o engajamento de todos e gerando um ambiente acolhedor, por outro lado, cabe aos alunos se mostrarem capazes de contribuir para as discussões com intervenções meditadas e que se pautem por aquilo que está propriamente em discussão. É fundamental também um cuidado com o tipo de linguagem utilizada, de modo a manter um traço coloquial sem descambar para o mero falatório descompromissado. Como proposta de utilização da ferramenta, penso que seria importante limitar a vigência de um fórum a no máximo duas semanas. Um período de tempo maior do que esse tende a gerar dispersão. Porém, de acordo com o envolvimento dos alunos e o ritmo das discussões esse período poderia ser prolongado pelo tutor. Penso que seria possível estabelecer um novo fórum para desdobrar ou aprofundar as discussões surgidas num fórum anterior. Além disso, a escolha dos tópicos, sejam eles textos ou questões, deve estar muito bem articulada com o objetivo maior do curso; isso facilitaria o engajamento natural dos alunos, pois, como afirmam Erlinda Martins Batista e Shirley Takeco Gobara, "O fórum por si mesmo não promove a interação. Essa só pode ser efetivada a partir da intencionalidade dos professores e alunos associada a um objetivo maior que é o alcance do conhecimento."(O fórum on-line e a interação em um curso a distância) Por sua vez, a mediação deve ser capaz de perceber e valorizar a diversidade de formação e de interesse dos alunos. Não se deve utilizar o fórum, de maneira nenhuma, para depositar atividades e sim para promover a interatividade. Isso implica em procurar limitar a extensão das postagens. Caberia ainda ao mediador zelar para que as discussões não se extraviem para a mera exposição unilateral de pontos de vista particulares, o que mais do que tudo dificulta a interatividade.Na tutoria presencial, o fórum poderia ser utilizado no sentido de potencializar as discussões já ocorridas nos encontros presenciais (ou provocar novas), de modo a poderem ser retomas no encontro seguinte.

2 comentários:

  1. Francisco,
    Estou de pleno acordo com o fato de, no momento, o Fórum ser a principal ferramenta a ser utilizada em EaD. Também acredito que o tempo de duas semanas sugerido por você combina bastante com a nossa experiência nos Fóruns que participamos durante o curso. Sua contribuição, como sempre, oportuna e esclarecedora.
    Abraços,
    Luciano

    ResponderExcluir
  2. O autor apresenta a descrição e análise de duas ferramentas: o YOUTUBE e o FORUM, trabalhando a relação destas com a aplicação em cursos de EAD e sua viabilização. Achei interessante a afirmação: Não se deve utilizar o fórum, de maneira nenhuma, para depositar atividades e sim para promover a interatividade. Isso implica em procurar limitar a extensão das postagens. É pertinente, pois noto que em muitos fóruns a extensão dos textos acaba por ser contraproducente e desestimulante para quem lê e participa. O Youtube com sua multiplicidade de aplicações também surge como uma ferramenta que viabiliza a transmissão de informações, auxiliada pela exposição em vídeo que tornaria mais clara qualquer atividade a ser apresentada em um conteúdo programático.

    ResponderExcluir